quinta-feira, 15 de março de 2012

Mal, mas nem tanto

Entao... estou em casa esses ultimos dias porque nao estou muito bem. Ontem passei quase a noite toda em claro com uma terrivel dor de estomago que nao sei de onde veio. E hoje tive nausea e tontura. Bom, mas eis que de tarde, quando saì pra comprar pao, vesti a primeira coisa que achei na frente e fui ao mercadinho perto de casa.

Chegando là, a dona do mercado (a Luiza - que nao està no Canada ! - brincadeira besta, nao resisti) me assustou pra caramba:

- Madonna!! Cos'hai? (Nossa Senhora, o que voce tem?)
- Nada, sò nao estou muito bem!
- Mamma mia... ma stai male! Sei bianca come il latte! (Meu Deus, mas voce està mal! Tà branca como o leite!)
- Nao dormi muito bem com dor de estomago e to um pouco zonza.
- Voce tem que ir no mèdico!
- Ahh sim?
Como eu nao demonstrei muita convicçao que tinha que ir no mèdico, ela continuou:
- Vai dal dottore! Assolutamente, vai dal dottore!! Quem è o seu mèdico?
- Nao è daqui! (Aqui na Italia todos tem o "medico da familia": quando voce tem um problema, vai primeiro nele e aì ele pede exames e te encaminha para um especialista, se for o caso. Como nao conhecia nenhum mèdico, acabei escolhendo como meu mèdico o mèdico que cuida da familia ho Henry hà mais de 40 anos - sò que ele mora em uma cidade que fica a meia hora daqui)
- Entao liga pra ele! Todo mèdico vem em casa te visitar quando voce precisa!

Eu deixei ela meio falando sozinha e fui embora porque... nao suporto a dramaticidade que os italianos tem com doença. Um resfriado parece um cancer, para eles. Me parece um exagero ir ao mèdico sò por uma dor de estomago e tontura...  imaginem entao chamar ele pra vir em minha casa por isso!
Bom, mas enfim...

Quando voltei à casa fui me olhar no espelho, pra ver se descobria o que a mulher tinha visto de taaaao assustador!
E eis que descobri!

Com a tontura e a dor, peguei a primeira blusa que vi pela frente e vesti - nao sò ao avesso - mas tambem de tràs pra frente! huahuahua

Entao praticamente saì na rua com a blusa do avesso e a etiqueta embaixo do queixo! hehehe

A mulher deve ter pensado "Meodeos... ela tà taaao mal que nem viu como saiu de casa!"
hahahaha

Bem, nao sei porque estou rindo, porque na verdade foi o que aconteceu mas... mesmo assim, a reaçao dela me pareceu MUITO exagerada.

Me lembro que ano passado, sentindo fraqueza e tontura fui ao mèdico para pedir alguma vitamina. Ele mediu minha pressao e estava 7/4. Eu disse que tinha a pressao baixa mesmo (aparentemente uma sequela da anorexia) mas ele nao acreditou. O dito cujo ficou desesperado e disse que nao sabia como eu estava em pè. Entao a criatura ouviu meu coraçao e me deu um susto do caral#@§: disse que eu estava com um sopro no coraçao e pediu um eletrocardiograma COM A MAXIMA URGENCIA (Eles te dao um envelope pardo escrito bem grande "URGENTISSIMO" em vermelho e em letras garrafais. Eu fiquei desnorteada. Meu sogro - que è um amor mas tambem è muito desesperado com essa coisa de doença - me levou imediatamente à clinica e fiz o exame algumas horas depois.

Adivinhem a reaçao do cardiologista?

Ele riu! Riu da minha cara! Disse que eu nao morreria do coraçao ao menos pelos proximos 90 anos! Que vexame!

Voltei ao meu mèdico de familia e entao ele me pediu TUDO que era exame: foram 22 exames no total (sangue, urina, coco fezes, e um que eles te furam o dedo).

Depois de gastar horrores (os exames nao sao gratuitos) descobri o que eu jà sabia: eu precisava de algumas vitaminas, nada sèrio: Sò um pouco de ferro e potàssio (coisa que aqui nao me vendiam sem receita mèdica, nao sei porque!)

Enfim, è por culpa dessa experiencia que nao vou ao mèdico! Esse povo è muito desesperado! Eh capaz dele me pedir uma biopsia sò por causa de uma dor de estomago!

Ok, è isso aee. Beijocas pra voces!

...............................
PS: Tà eu sei que è melhor os mèdicos serem assim, pois, afinal, se eu tivesse uma doença grave, teria sido descoberta logo. Mas ainda acho que eles MUITO dramaticos e exagerados!

PS2: Nada a ver com o post, mas todo mundo aqui sabe que eu ODEIO os politicos italianos, nè? Pois è, hoje, acreditam que um deputado disse em um telejornal que Mandela è brasileiro? PQP!!! Quanta ignorancia!

5 comentários:

  1. Uai, ta mió?

    Vc consegue comer?

    Se fosse da minha familia vc sabe... tomaria chá de folha de mamao

    ResponderExcluir
  2. Olha, seria uma honra ter o Mandela como politico brasileiro... Mas como ele nasceu um pouquinho longe acho que nao rola, ne? hahahaha

    Eu nao sei se medicos sao exagerados por temerem o pior, ou pra ganhar uma grana em cima da gente...

    Aqui tb tem o medico da familia e eu nao peguei nenhum.. risos...

    ResponderExcluir
  3. Cristiano

    hahahaha... eh verdade... tinha esquecido do tal chà de folha de mamao da sua familia! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Melhoras para você seja o que você tenha!! Acho que italiano já nasce meio dramático...rs..., mas olha eu tô sentindo uma fraqueza ultimamente que deve ser falta de alguma vitamina...aff, ainda bem que agora com a chegada da primaverão e verão já dá mais vontade de comer frutas, ai já deve suprir alguma coisa... Bjs e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  5. Aqui tem a lenda do "cansaço da primavera"hahaha porque os dias começam a ficar mais longos. People, tem que ver se não é falta de vitamina D já que aqui ficamos sem Sol por semanas até. Falta de vitamina D é super prejudicial e mexe muito com o nosso organismo. Gisa, aqui na Holanda a fama é receitar paracetamol pra tudo...pra se conseguir um exame de sangue, vc precisa fazer o maior teatro e dizer que está quase morrendo hahaha Eu tenho sorte de ter um bom médico, mas tem muita gente que desconjurou o deles há séculos hahah bom fim de semana e se cuida hein!

    ResponderExcluir

By Gisa