quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Olfato

Aconteceu a primeira vez quando eu tinha uns 12 anos. Eu cheguei em casa da escola e quando estàvamos nos preparando para almoçar eu falei:
- Que cheiro de pipoca "mofada"!
Todo mundo me olhou estranho.
- E voce por acaso sabe que cheiro que tem pipoca "mofada"?
- Nao sei, mas to sentindo o cheiro!
Minha mae tinha 6 vidros em cima da geladeira, cada um deles era pintado com um tema diferente (uva, maça, tomate, pimentao, pera e cereja) e cada um deles continha um cereal diferente.
Nao falamos mais nisso atè o fim do almoço e quando minha mae terminou de comer foi abrir o vido que continha pipoca. Elas estavam com mofo!
- Nossa, que nariz! - falou meu irmao mais velho.
- Ahahaha... voce tinha visto! - falou meu pai.
E eu fiquei intrigada: eu nao tinha visto que no vidro tinha pipoca... e muito menos que elas estavam "mofadas"... entao como è que eu consegui sentir o cheiro delas atravès do vidro? Boh!
Eu lembro que alguns dias depois meu irmao mais velho contou o episodio à uma nossa tia que era, assim, um pouco estranha. Ela tava fazendo um curso de "desenvolvimento sensorial", era alguma coisa do tipo: ela cheirava algum objeto e depois o professor o escondia. Ela, atravès do cheiro, tinha que dizer onde o objeto estava! Quando ouviu minha historia, disse que eu tinha algum "dom sobrenatural". hahahaha

Muitos anos depois eu estava na sala com meu irmao mais velho e sua namorada e falei:
- Tem uma barata aqui!
- Onde?
- Nao sei, mas tem!
- Se voce nao viu como sabe que tem?
- To sentindo cheiro de barata, entao tem barata!
- Hahahaha - minha cunhada riu... mas meu irmao, que jà conhecia a historia da pipoca "mofada", me desafiou:
- Ahhh.... nao tem barata aqui nao!
- Tem sim!
Entao eu comecei a andar pela sala "farejando" a barata. Parei na frente do sofà, onde o cheiro era mais forte:
- Ela tà aqui!
- Hahahahahaha voce è louca!
- Desencosta o sofà que ela tà aqui!
Ele desencostou e advinha?
ahahahahaha. La cucaracha estava ali!
- AAAAAAAAAHHHH... nao è possivel! Voce VIU que tinha uma barata ali!
- Nao vi nao, juro!
- Como è possivel??

Eh, nao sei. Sò sei que eu sinto cheiros estranhos. All the time.

Outro dia no face alguem postou algum cartoon que dizia: 
"quando passa alguem com um perfume bem gostoso perto de voce... e vc tem vontade de pedir pra ela voltar!" 
Entao, eu NAO faço isso. Quando alguem passa por mim, eu prendo a respiraçao atè que ela esteja BEEEM longe porque eu nao sinto sò o perfume da pessoa, eu sinto tambem o cheiro DA PESSOA. E assim, por mais que a pessoa esteja cheirosinha ou tenha acabado de tomar banho e embaixo do perfume eu sinta o cheiro do sabonete... sabe, là no fundo eu ainda consigo sentir o cheiro da pele da pessoa... tudo isso em milèsimos de segundos e...  fico com um pouco de nojo. Nao me levem a mal, mas assim, nao sou muito fa de ficar sentindo cheiro de desconhecidos... Entao prendo a respiraçao!

Na minha cidade tinha um bar onde eu tinha que passar todos os dias para ir trabalhar, eu devia ter uns 17 anos. O bar tava sempre cheio e o cheiro que eu sentia quando passava em frente dele era insuportàvel. Era cheiro de coxinha, oleo queimado, suor, suor com cerveja, molho de tomate, conserva de ovo, vinagre velho (que eu acho que vinha da conserva de ovo), carne e... barata! Eu identificava todos esses cheiros quando eu passava e era nauseante. Mas pra minha surpresa, sempre que eu passava ali com amigos,  eles diziam:
- Que cheirinho gostoso que tem esse bar!
Perguntando pra eles, descobri que eles sò sentiam o cheiro da coxinha e que esse cheiro dava fome. Um dia eu falei: Mas ninguem sente o cheiro de oleo queimado e suor?
- Que suor! Sò tem cheiro de coxinha frita!
Entao... em mim o cheiro dava vontade de vomintar, nos meus amigos dava fome!

Quase sempre è ruim sentir isso, mas de vez em quando isso me serve pra alguma coisa: por exemplo, consigo imaginar o cheiro que tem um perfume sò lendo a descriçao dele. Quase sempre dà certo. Tipo, a descriçao tem que ser detalhada: quais sao as notas de cabeça, quais sao as do meio e qual è a base. E obviamente, eu tenho que conhecer a nota... tipo, consigo misturar notas de pessego, musgo e coisas que conheço. Mas se tem notas de "um selvagem guachinim tailandes" (juro que li isso na descriçao de algum perfume uma vez!) fica dificil, porque eu nao tenho a minima ideia de como cheira um guachinim tailandes.  
 
Uma outra coisa, gente: adoro cheirar gelo. Sèrio... adoro o cheiro de gelo. Jà me disseram que gelo nao tem cheiro... mas tem, sim, eu juro que tem! Eh um cheiro de... de... de... GELO, oras! Como explicar que cheiro tem o gelo? Nao dà pra explicar, mas juro que tem!

Eh isso aì. Acho que eu tenho pobremas. 

Aposto que o Henry com suas caixinhas parece normal agora, nè? hehehe
By Gisa